Carta às igrejas brasileiras


Ler em formato flip
07/06/2023 #Artigos #Exclusivo Assinantes #Sociedade Bíblica do Brasil

É preciso ler a Bíblia. Mas a simples leitura também não resolve muita coisa. É preciso crer no que a Bíblia ensina. Além disso, é preciso compartilhar o aprendizado feito.

Carta às igrejas brasileiras

Em 10 de junho de 1948, as igrejas brasileiras foram chamadas, no Rio de Janeiro, para uma reunião inédita até ali. Elas foram convocadas para uma assembleia de fundação do que seria a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A proposta era simples e audaciosa. Criar uma organização com o propósito de “Dar a Bíblia à Pátria”.

A Segunda Guerra Mundial ainda estava na memória de todos. A guerra havia sido um desastre. Cristãos, na maioria dos casos, estavam nos dois lados das trincheiras, uns tentando eliminar os outros. Os motivos eram absurdos, pelo menos à luz do que ensinava a Bíblia Sagrada. Algo precisava ser feito. Era preciso ler a Bíblia com mais atenção. Foi nesse contexto que surgiu a ideia de se ter a Sociedade Bíblica do Brasil.

O resultado daquela reunião foi impressionante. 75 anos depois, a organização criada conseguiu distribuir mais de 200 milhões de bíblias no Brasil e no mundo. As igrejas reunidas, presentes naquela primeira assembleia no Rio de Janeiro, cresceram e se multiplicaram. Hoje são representativas no país onde, até ali, eram uma minoria. A ideia de distribuir a Bíblia deu certo.

Mas a obra ainda não está terminada. Ao contrário, ela está só começando. A provisão de Bíblia não muda o coração das pessoas. É preciso ler a Bíblia. Mas a simples leitura também não resolve muita coisa. É preciso crer no que a Bíblia ensina. Além disso, é preciso compartilhar o aprendizado feito.

Quando comemoramos os 75 anos de existência da Sociedade Bíblica do Brasil, é tempo de reflexão. Em primeiro lugar, é tempo de agradecer a Deus por tudo o que ele fez por intermédio dessa organização. As igrejas brasileiras e muitas outras igrejas em mais de uma centena de países, foram abençoadas recebendo bíblias produzidas pela SBB. Deus seja louvado por isso.

Além disso, é tempo de olhar para o futuro. Os desafios estão diante das igrejas. O Brasil e o mundo precisam do efeito benéfico da Palavra de Deus. Crianças e jovens não conhecem o suficiente sobre o que a Bíblia ensina. Jesus Cristo, o Salvador que Deus enviou ao mundo, e que é o centro do ensinamento bíblico, continua desconhecido por muita gente. Se quisermos que as pessoas conheçam a revelação de Deus ao ser humano, nosso esforço para distribuir a Bíblia precisa ser redobrado. As igrejas, como em 1948, precisam se unir nessa tarefa.

Por isso, na celebração desse Jubileu da Sociedade Bíblica do Brasil, o nosso convite é para que nos reconsagremos à missão que nossos pais, em 1948, assumiram: fazer da Bíblia Sagrada o livro do nosso país e do mundo. Que possamos ver o que eles queriam, que a Sociedade da Bíblia fosse toda a sociedade humana.

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
SEMEANDO A PALAVRA QUE TRANSFORMA VIDAS
https://sbb.org.br/

Erní Walter Seibert (Rev. Dr.)
Diretor Executivo (CEO)
erni@sbb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos