Que fé há no seu coração?


02/06/2023 #Artigos #Reflexão

Neste final de semana, os cristãos celebram o domingo da Santíssima Trindade. Eis uma excelente oportunidade para afirmar qual é a fé que pulsa no coração de um cristão luterano.

Que fé há no seu coração?

Qual é a crença que há no seu coração? Afinal, como brasileiros, somos o povo com o maior índice de crença no mundo. É isso que revela a pesquisa Global Religion 2023. Os dados são de que 89% dos brasileiros refugiam seu coração em alguma crença que envolva um ser superior. A média mundial está em 61%. Por outro lado, os japoneses possuem a menor taxa, com apenas 19% de sua população afirmando que crê em algo.

Nosso país tem proporções continentais. Não só em geografia, costumes e culturas. Mas também em crenças. Dos brasileiros que afirmam ser cristãos, na pesquisa acima, cerca de 70% identificam-se como cristãos, mas com ressalvas. Muitos desses estão com um pé no cristianismo e outro no espiritismo ou em religiões da cultura africana. Aliás, engana-se quem acha que é tudo a mesma coisa. E, de acordo com os pesquisados, apenas metade dos brasileiros que afirmam ser cristãos frequentam o templo de sua denominação, ao menos, uma vez ao mês.

No meio desse retrato que essa pesquisa nos apresenta, qual é a crença que está no seu coração? Uma miscelânea de crendices e superstições? Uma fé vaga e abstrata em algum ser superior distante? Ou, quem sabe, um crer conforme o ateísmo, que tem fé de que não existe nada além do que temos aqui e agora?

Neste final de semana, os cristãos celebram o domingo da Santíssima Trindade. Eis uma excelente oportunidade para afirmar qual é a fé que pulsa no coração de um cristão luterano. Cremos, ensinamos e confessamos um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo – fórmula trinitária que Jesus nos apresentou em Mateus 28.19. E sob essa lente apreciamos a Escritura, de Gênesis a Apocalipse, observando a ação da Santíssima Trindade do princípio até o novo céu e a nova terra.

Quando o crer tem por conteúdo esse Deus Triúno, o coração é blindado contra essa mistura religiosa que é tão característica do nosso amado Brasil. Não há como servir a dois senhores.

Então fica a dica: “Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!” (2Co 13.13).



Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos