Visita à Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique


30/06/2023 #Diretoria Nacional #Congregações

Comitiva da IELB esteve 15 dias cumprindo agenda em solo africano

Visita à Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique

De 8 a 22 de junho, o vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schroeder – que assumiu o cargo de coordenação do trabalho conjunto entre as igrejas que apoiam a missão em Moçambique, antes exercido pelo pastor Dr. Carlos Walter Winterle –, o prof. Leonídio Schulz Görl, coordenador do Programa de Educação Teológica (PET); e o pastor André Buchweitz Plamer, acompanhado de sua esposa, Maíra Fernandes Buchweitz Plamer, estiveram em solo africano, cumprindo agenda junto à Igreja Cristã da Concórdia, em Moçambique (ICCM).

O objetivo principal da viagem foi dar continuidade ao Programa de Educação Teológica. Entre os dias 12 e 20, foram ministradas, no Centro de Formação da ICCM, em Chola, província de Sofala, as disciplinas do Módulo 7, do PET: Religiões Comparadas, Homilética e Aconselhamento Pastoral.

A comitiva da IELB também participou de diversas reuniões. No dia 9, reuniu-se com o chefe de assuntos constitucionais e religiosos na cidade da Beira; no dia 15, conversou com o chefe de governo da Vila de Sena e o gerente da Caixa Financeira, de Caia na Vila, de Sena; e no dia 20, reuniu-se com dois ex-pastores da ICCM, em conjunto com a diretoria da igreja-irmã em solo africano. Nas noites dos 12 e 20, a comitiva da IELB reuniu-se com a diretoria da ICCM para tratar de assuntos de interesse de ambas as partes. Na ocasião, na noite do dia 20, a diretoria nacional da ICCM assinou o Memorando de Entendimento entre as igrejas participantes no projeto de apoio ao desenvolvimento da Igreja em Moçambique. O documento foi produzido em reuniões on-line e está em vigor desde 2021 com vencimento em 2025.

Aproveitando a estadia, os representantes da IELB participaram de cultos, conforme segue: no dia 9, na localidade de Massoda, em Beira; dia 10 na CEL Santo André, nas localidades de Gondola e Guidione; dia 14, o vice-presidente juntamente com o Rev. André celebrou, na cidade e província de Tete; dia 16, o pastor André celebrou na cidade de Minjaledia; no dia 17, o pastor Airton participou na localidade de 3 de fevereiro, o pastor André na CEL São Pedro, em Chemba, e o prof. Leonídio na localidade de Asuero; dia 18, o pastor André celebrou na CEL São Paulo, em Sena, o pastor Airton celebrou dois cultos, nas localidades de Murrema e Mpango, e o prof. Leonídio em Nhamgoma Sede, Mutarara; no dia 22, no caminho de volta à Beira, realizaram uma celebração na localidade de Inhanminga.

Veja mais fotos e vídeos nas redes sociais dos pastores Airton Schroeder e André Plamer.

Diretoria Nacional Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos