Você é humilde ou ansioso?


Ler em formato flip
28/07/2023 #Artigos #Homens #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

[...] admitindo nossa necessidade de ajuda e nos voltando para Cristo, que “se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.8). Nós nos humilhamos lançando sobre ele ...

Você é humilde ou ansioso?

Hoje em dia muitas pessoas estão acostumadas a apresentar uma vida com correria e agitação como uma de suas qualidades pessoais. Agendas cheias, viagens de negócios frequentes e reuniões intermináveis são consideradas marcas de sucesso. É de admirar que muitas vezes isso leve pessoas a se sentirem ansiosas?

Na Palavra do Senhor, está escrito: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês” (1Pe 5.6-7).

Posto isso, o apóstolo Pedro traz um alerta de que viver uma vida ansiosa, tentando fazer tudo por conta própria, pode sinalizar falta de humildade. Você é humilde ou ansioso? Pedro se refere à ansiedade como decorrência de uma obsessão por correr excessivamente atrás das preocupações com dinheiro, saúde, família, trabalho. Além disso, Pedro inclui que “o inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” (1Pe 5.8), certamente um alerta para não deixarmos Satanás se valer de nossas ansiedades para nos afastar do cuidado de Deus. Finalmente, Pedro menciona a possibilidade de sofrimento quando defendemos firmemente a nossa fé dentro da família e na sociedade. Perseguições vieram aos primeiros cristãos por causa de sua fé e também podem sobrevir aos seguidores de Cristo em qualquer época.

O apóstolo Pedro, nesse texto, sugere que nos humilhemos, admitindo nossa necessidade de ajuda e nos voltando para Cristo, que “se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.8). Nós nos humilhamos lançando sobre ele todas as nossas ansiedades, pois ele tem cuidado de nós (1Pe 5.7). Ele carrega o fardo. Descansamos nele. Nós nos humilhamos resistindo ao diabo (1Pe 5.9). Sabemos que Deus enjaulou Satanás, o leão que ruge, na morte de Jesus. Nós nos humilhamos ao ver a mão de Deus no sofrimento. Ele nos torna “fortes, firmes e constantes” depois de “termos sofrido um pouco” (1Pe 5.10).

Você é humilde ou ansioso? Pela graça de Deus, você pode humildemente descansar nele. Pois o Senhor Deus, por causa de Cristo, permitiu que colocássemos todas as nossas preocupações nele e descansássemos em seu amor. Agradeça a Deus por tornar a sua vida segura e firme em suas promessas, querido servo.

Giovani Immich
Pastor conselheiro
www.lllb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

LLLB

Liga de Leigos Luteranos do Brasil

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos