A Editora nos ajuda a caminhar juntos


Ler em formato flip
10/08/2023 #Artigos #Editora Concórdia #Reflexão

Ao longo de 100 anos, a IELB, através de diferentes líderes, em tempos e situações diversas, mais ou menos difíceis, sempre decidiu manter a sua Editora Concórdia, por entender ser ela o braço ...

A Editora nos ajuda a caminhar juntos

O nosso amoroso Deus considera tão importante a história da sua interação com a humanidade e da nossa salvação em seu Filho Jesus Cristo, que ele mandou registrar, por escrito, tudo o que julgou necessário conhecermos aqui e agora. Primeiro em PEDRAS, depois em ROLOS DE PAPIRO, PERGAMINHO até chegar ao formato IMPRESSO EM PAPEL, e, hoje, em diferentes FORMATOS DIGITAIS. Assim, Deus perpetuou, geração após geração, e fez chegar até nossos dias a mensagem do seu amor por todas as pessoas.

De modo semelhante, os líderes da Reforma da igreja no século 16, especialmente Martinho Lutero, registraram sua jornada de fé, seus testemunhos, suas lutas e seus desafios na redescoberta do evangelho da salvação. Graças a esses escritos, passados mais de 500 anos, podemos celebrar ainda hoje, não Lutero ou outros líderes, mas O QUE DEUS FEZ ATRAVÉS DELES pela sua igreja e a herança teológica com a qual nos identificamos como cristãos luteranos, aqui neste mundo.

Creio que esse mesmo pensamento, na devida proporção e contexto, podemos atribuir aos líderes da nossa querida Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), já nas primeiras décadas da sua fundação estrutural e organizacional, da nossa denominação como Sínodo. A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego – sýnodos – e quer dizer “caminhar juntos”.

Pois bem, este foi o propósito dos pastores e líderes luteranos, à época representando uma dezena de congregações, que se reuniram em São Pedro do Sul, RS, e decidiram “caminhar juntos” para cumprir a missão de levar Cristo para todos. E, para isso, precisavam formar pastores (o Seminário Concórdia já havia sido fundado no ano anterior, 1903, em Bom Jesus, São Lourenço do Sul, RS). Também precisavam formar teológica e doutrinariamente líderes não pastores, para que assumissem a sua vocação de liderar as congregações locais, distritais e, mais tarde, nacionais. Para isso, além da Bíblia Sagrada, precisavam de hinários, liturgias, catecismos e outros materiais auxiliares de estudos bíblicos, escola dominical e formação cristã, para pessoas de todas as idades. Também precisavam de material para a evangelização. Afinal, a ordem de Jesus é levar a sua palavra de perdão, vida e salvação a todas as criaturas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a obedecer a todas as coisas ordenadas por ele.

Nesse contexto e necessidades, em caminhar juntos, os primeiros cristãos luteranos da IELB decidiram criar uma organização auxiliar para o Sínodo – hoje conhecida como Editora Concórdia. Assim, desde 1923, a Editora passou a ser uma ferramenta auxiliar na missão da igreja e na vida do povo de Deus. Produzindo e distribuindo livros, revistas, jornais e outros materiais, para informar, formar, edificar e manter os cristãos luteranos sob a mesma teologia bíblica e confessional que cremos, ensinamos e confessamos, desde a Reforma da igreja no século 16.

Ao longo de 100 anos, a IELB, através de diferentes líderes, em tempos e situações diversas, mais ou menos difíceis, sempre decidiu manter a sua Editora Concórdia, por entender ser ela o braço missional de relevância fundamental para a unidade doutrinária e teológica da igreja. Parabéns, IELB, por sua visão e decisão centenária, a favor da única Palavra que permanece e que transforma vidas para sempre. Aleluia!

Nilo Wachholz
Editor-redator

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos