05/01/2023 #Publicações #Editora Concórdia
Um manual sistemático dos ensinos bíblicos
Livro da semana
Ler maisO foco do livro “O ensino religioso” é o significado de religião em diferentes contextos educativos. As pessoas constroem sentidos para a religião em meio às suas experiências de vida, às suas carências, às suas preocupações e às suas esperanças e desejos. Tudo isso é intensamente influenciado pelas formas como a cultura contemporânea se apresenta e opera intensamente centrada na visibilidade, no espetáculo, na comunicação global e instantânea, no espetáculo do consumo.
Na primeira parte, a autora trata das perspectivas históricas do Ensino Religioso no Brasil, incluindo aí elementos da legislação que expressam como este ensino foi posicionado ao longo dos séculos. Na segunda parte, ela traz resultados de uma pesquisa de campo, com o objetivo de expor e interpretar as representações que diferentes grupos sociais fazem sobre as formas como a religião atravessa suas vidas.
Texto: Célia Marize Bündchen
Páginas: 112
Dimensões: 14 x 21 cm
Adquira aqui.
Confira o Sumário
Introdução
PARTE I: CONTEXTUALIZANDO
Capítulo 1: Ensino Religioso – Perspectivas históricas, legislação e diretrizes curriculares
Perspectivas históricas
Educação e Ensino Religioso em nova concepção
Prestando atenção na legislação
A organização do Ensino Religioso nos estados
Os desafios continuam
Capítulo 2: Religião no mundo contemporâneo – Uma discussão
O papel da religião na vida das pessoas
Diversidades ideológicas
A busca pelo Sagrado em diferentes formas de religiosidade
PARTE II: PROBLEMATIZANDO
Capítulo 3: Religião e cultura – Um jeito de olhar, sentir, viver
O problema da pesquisa
Religião – Um jeito de olhar, sentir, viver
Imagens e significados
Caracterização dos grupos e contextos educativos
Caracterização do grupo A – Professoras e professores de Ensino Religioso
Caracterização do grupo B – Estudantes
Caracterização do grupo C – Grupo de assistência social que funciona no salão da Igreja Evangélica Luterana Cruz de Cruz Alta
Capítulo 4: Significados de religião em diferentes contextos educativos
Lendo os painéis como textos culturais
Grupo de professores – Painel A
Grupo de professores – Painel B
Grupo de estudantes – Painel A
Grupo de estudantes – Painel B
Grupo de estudantes – Painel C
Grupo de estudantes – Painel D
Grupo do Projeto de Assistência Social – Painel A
Grupo do Projeto de Assistência Social – Painel B
Capítulo 5: Religião, educação e Ensino Religioso
Referências bibliográficas
Leia uma pequena parte da Introdução
Na minha juventude, época de decidir por uma profissão, expressei o desejo de atuar na área da saúde e não queria ser professora, visto que meus pais o eram e eu não desejava seguir a carreira deles. O tempo foi passando e eu optei pelo casamento. Com ele veio também uma mudança em minha vida, transferindo residência do Paraná para o Rio Grande do Sul. Fui me incluindo no trabalho com Ensino Religioso dentro da Igreja à qual pertencia e depois nas escolas das cidades onde morei. As necessidades foram me impulsionando a atender alunos ligados à religião que pratico – Evangélica Luterana.
Atuei por três anos em escolas públicas estaduais e municipais, em horários extraclasse ou, quando coincidia, no mesmo horário em que a professora de Religião Católica atendia aos seus alunos e alunas. Ela era a professora da escola e aproveitava algumas horas de seu contrato para atendê-los. Minhas aulas eram dadas naquele pequeno espaço de tempo e nem mesmo havia um local adequado. Muitas vezes, eu atendia alunos na biblioteca, na varanda da escola ou na igreja em frente à escola.
Mais tarde, eu e minha família nos mudamos para o Estado de Santa Catarina e ali atuei no Ensino Religioso, por cinco anos, em uma escola Confessional Evangélica Luterana. Trabalhei com alunos da terceira série do Ensino Fundamental até a segunda série do Ensino Médio. As experiências foram significativas. A maioria dos alunos não era da mesma confissão religiosa da escola e aceitava os ensinamentos com alguns questionamentos. Havia muito respeito de ambas as partes, pois se procurava abordar temas que eram comuns às religiões dos alunos para que o ensino não ferisse seus credos. Os temas trabalhados eram atuais, como valores morais, sociais e religiosos, os quais eram ilustrados com textos bíblicos.
Livro da semana
Ler maisLivro da semana
Ler maisLivro da semana
Ler maisAceleram-se transformações, a vida surpreende do nascimento à morte.
Ler mais“Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês [...] honrem sempre os que são como ele” (Hb 13.7; Fp 2.29)
Ler maisEncontro aconteceu no dia 24 de janeiro em Porto Alegre, RS
Ler maisCongregação Castelo Forte recebeu seu novo pastor no dia 28 de janeiro
Ler maisProgramação reuniu 150 mulheres do Distrito Pioneiro
Ler maisAs origens remontam a meados do século passado, quando um monge católico ouviu o programa Hora Luterana no rádio.
Ler maisPastor Guinter Hervella e família estiveram no Centro Administrativo no dia 26 de janeiro
Ler maisDúvidas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Ler maisFaça o seu pedido até o dia 3 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques
Ler mais
Assine e leia o Mensageiro Luterano