Cerimônia oficial abre Seminário Internacional da Reforma na Ulbra


28/04/2017 #Noticias Anteriores

Evento promoveu painel com reitores de instituições confessionais

Cerimônia oficial abre Seminário Internacional da Reforma na Ulbra

A abertura oficial do "Seminário Internacional Reforma, 500 anos: Educação, Ciência e Cultura" ocorreu na noite de quarta-feira, 26 de abril, na Ulbra Canoas, RS. Na atividade, ocorreu o lançamento do selo postal comemorativo aos 500 Anos da Reforma Luterana e, na sequência, foi promovido o painel com reitores de instituições confessionais para refletirem sobre o movimento da Reforma, que teve início no âmbito acadêmico. Nos turnos da manhã e da tarde, ocorreram conferências e mesas temáticas que complementaram assuntos ligados ao seminário.

A cerimônia de abertura começou com uma apresentação do barítono Francis Padilha. Na sequência, o diretor de Desenvolvimento da Fundação Ulbra (Fulbra) Douglas Moacir Flor, deu as boas-vindas, ressaltando que o Seminário busca a proximidade com a centralidade da Reforma. "Precisamos fazer o resgate da escritura como fonte de todos os princípios doutrinários e éticos, para ir além da análise plural desse importantíssimo fato histórico que impactou e transformou o mundo inteiro através da arte, cultura, educação e ciência", explicou Flor. Na continuidade do evento, ocorreu o ato de lançamento do selo postal comemorativo aos 500 Anos da Reforma Luterana, contando com a participação do reitor da Ulbra Marcos Fernando Ziemer; do presidente da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Ulbra, Paulo Augusto Seifert; e do gerente regional de vendas dos Correios da região de Novo Hamburgo, Jeferson Moraes Mello. O selo apresenta a marca composta da imagem e legendas: Lutero 2017 -- 500 anos da reforma.

O Seminário promoveu um painel para debater a temática A Universidade: berço da(s) Reforma(s): ontem, hoje e amanhã. O encontro teve a mediação do presidente da mantenedora e patrono do Comitê Ulbra 500 anos da Reforma Luterana, Paulo Augusto Seifert. Participaram do painel o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer; a reitora do Centro Universitário Metodista (IPA), Anelise Coelho Nunes; o reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes Aquino; e o reitor da Faculdades Escola Superior de Teologia (EST), Wilhelm Wachholz.
 
O reitor Marcos Fernando Ziemer tratou da herança social deixada pela Reforma Luterana, principalmente dos conceitos de Lutero sobre a escola. Liberdade e Inovação foram conceitos destacados. "Lutero arriscou a fazer uma certa reformulação dos currículos. Ele fala da importância de bons acervos nas bibliotecas e de métodos de ensino que proporcionem prazer ao aluno. Ele também enfatiza a qualificação docente", explica Ziemer.  Ele informou que, em 2015, 200 líderes mundiais se reuniram para estabelecer as metas globais para a educação até 2030. Entre estas metas, garantir educação inclusiva para todos e promover a educação equitativa e de qualidade ao longo da vida. "Quando eu li essa meta, senti como se estivesse vendo Lutero falar. Depois de 500 anos, nós avançamos muito, mas temos um longo caminho pela frente para fazer jus à herança da Reforma."

O dirigente da Unisinos, Marcelo Fernandes Aquino, resgatou o quadro referencial histórico relativo ao tempo das reformas. Por fim, o reitor Aquino falou sobre a transformação do evangelho na vida das pessoas. "É muito legal quando vemos a ação do espírito se transformar em vários caminhos. Entretanto, na vida cristã, não é fácil despojar-se das amarras que a sociedade impõe."

A reitora do IPA, Anelise Coelho Nunes, egressa da Ulbra, relembrou o berço do metodismo e fez um resgate histórico sobre a fundação da instituição a qual ela dirige. "O metodismo sempre esteve atrelado à questão da educação. John Wesley e Carlos Wesley pregavam a questão da humanização aos operários, assim como o ensino básico às crianças pobres."

Em sua explanação, o reitor da EST, Wilhelm Wachholz, disse que Lutero entende a teologia como prática quando afirma que somente através da educação podemos conseguir apontar efetivamente como dizem as obras de Lutero sobre o melhoramento do ser humano. "Vivemos em um período de darwinismo social e o que a sociedade espera da teologia e da universidade são contribuições no âmbito da ética. O grande desafio do ser humano é melhorar."

Também estiveram presentes ao evento o vice-reitor e coordenador do Comitê Ulbra 500 anos da Reforma Luterana,  Ricardo Willy Rieth; o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, reverendo Egon Kopereck; o capelão geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgram Silva; o diretor da Ulbra campus Canoas, Erivaldo Diniz De Brito; a diretora da Rede de Educação Básica, Nurfis Dos Santos Vargas, além de representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, colaboradores, professores e alunos da Universidade.

Conferências são destaque no primeiro dia de atividades do seminário
 
Duas conferências temáticas marcaram o primeiro dia de atividades do Seminário Internacional de 500 anos da Reforma Luterana. Logo pela manhã, alunos e professores do campus Canoas, além de convidados da Universidade Presbiteriana Mackenzie, compareceram ao auditório do prédio 11, onde o vice-reitor Ricardo Rieth traçou um panorama do legado deixado por Martinho Lutero na educação, ciência e cultura contemporânea. 
 
Conforme o conferencista, os ideais humanistas propagados pelo teólogo alemão, líder do movimento reformista que, em 1517, contestou os dogmas da igreja católica, repercutiram de tal forma no seio da comunidade acadêmica da época que ainda hoje encontram expressão dentro de instituições do mundo inteiro. "As universidades localizadas em territórios que aderiram à Reforma tiveram os seus currículos profundamente alterados, o que ocasionou o surgimento de redes de novas academias. Muitas delas influenciam o que atualmente se entende por ensino superior", comentou o docente ao destacar que sete das 10 principais universidades, segundo ranking de 2016 da Revista Times, surgiram ou foram reestruturadas a partir da movimentação dos reformistas luteranos. "A identidade de uma Instituição de Ensino Superior não tem a ver apenas com o que as pessoas são dentro da universidade, mas com o que elas se tornam ao passarem por ela", pontuou o docente ao término da exposição que, após uma rodada de perguntas da plateia, foi seguida por uma apresentação do coro de serviços gerais da Ulbra.
 
Na segunda parte da manhã, Dr. José Roberto Goldim, professor adjunto da PUCRS e médico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, analisou a influência de Lutero na história da Bioética mundial, algo que pode não estar evidente, mas presente nas entrelinhas da evolução do conhecimento. "A partir de Lutero, é possível ressignificar uma série de valores referentes à subjetividade humana, uma mudança de paradigmas que afeta diretamente os autores responsáveis pelo surgimento do conceito de bioética", pontuou o palestrante em dado momento de sua apresentação.

Outras conferências e mesas temáticas aconteceream ao longo da quinta-feira, dia 27 de abril, data em que ocorreu o fechamento do Seminário Internacional de 500 anos da Reforma Luterana, iniciativa promovida pela Ulbra, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o apoio da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB).

Os principais destaques da programação foram transmitidos pela rádio Cristo para Todos. Ouça aqui. Gravados, também estarão disponíveis para download no podcast da rádio CPT. Acesse aqui.

Confira mais fotos do evento no aqui

Leia também: 

De Lutero aos dias de hoje: Mesas temáticas analisam o legado da Reforma

 

Texto: jornalistas André Bresolin e Marcus Perez/Assessoria de Comunicação Ulbra 

Fotos: Luiz Munhoz/Assessoria de Comunicação Ulbra

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos