Selo especial dos Correios pelos 500 anos de Lutero


17/10/2014 #Noticias Anteriores

Conheça sobre mais uma relíquia de Instituto Histórico da IELB

Selo especial dos Correios pelos 500 anos de Lutero

“... lançando um monumento para o Brasil e para o Mundo: não um monumento estático de pedra, ferro ou cimento, mas um SELO, monumento dinâmico, que anda, que corre, que voa ...” (Palavras finais da Alocução do Rev. Leopoldo Heimann, presidente da Comissão dos 500 anos de Lutero, em 18 de abril de 1983) 

(foto 01)

No tempo das cartas, ofícios e memorandos, tudo correu normalmente desde o início, do pedido do selo especial, em 25.11.1981 (foto 02), até o primeiro dia de circulação, em 18.04.1983 (foto 03).

Pedido do selo - 25/11/1981     Primeiro dia de circulação dos elo

Este processo que durou quase dois anos e meio, do início até ao fim, envolveu muitos personagens, entidades e organizações, tais como: o então presidente da IELB, Rev. Johannes H. Gedrat, a Comissão Especial dos 500 anos de Lutero, o artista Franz Tschersovsky (foto 04), responsável pela arte do selo, os Correios (ECT - foto 05) de Brasília, DF, e de Porto Alegre, RS, o governo alemão, o Consulado em Porto Alegre, e a Embaixada em Brasília.

Desenhista Franz        Parte da carta dos Correios

A solenidade central do primeiro dia de circulação, realizada em São Leopoldo, RS, e simultaneamente em Pelotas, RS, e, Goiânia, GO, contou com a presença da comunidade (foto 06), autoridades civis e eclesiásticas. O momento de obliterar (carimbar) o selo comemorativo era o destaque de todo um protocolo de programação.

Lançamento do Selo em São Leopoldo  Frente do cartão postal

Um documento específico denominado Edital (contendo breve biografia de Lutero e os dados técnicos do selo, escrito em português, francês e inglês) era disponibilizado aos filatelistas (colecionadores de selos postais) do Brasil e do mundo. Também o envelope do “primeiro dia”, o cartão postal (foto 07), entre outros produtos foram todos devidamente pré-selados.

O Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, RJ, de 8 de março de 1983 (foto 08), em sua seção de Filatelia, também registrava o fato, e revistas de circulação nacional se dedicaram a ressaltar as grandes mudanças na vida da sociedade, na economia, no ensino, entre muitas outras, influenciadas por Martinho Lutero. Assim, o simples fato do preparo e emissão de um selo comemorativo envolveu um grande número de pessoas e entidades, que puderam conhecer mais de perto a vida e obra do Reformador.

Jornal do Brasil de 1983

Lá se foram mais de 30 anos quando a IELB, e também outras igrejas evangélicas, sobretudo as luteranas, lembraram com muito respeito, honra e reconhecimento, os 500 anos do nascimento de Martinho Lutero. A IELB montou uma verdadeira estratégia de divulgação, com diversas intervenções nas mais diferentes áreas e departamentos da Igreja, e mesmo fora dela, como foi o caso dos Correios, entidades públicas e autoridades em geral.

O Instituto Histórico possui em seu acervo farto material original relacionado ao Selo dos 500 Anos de Lutero, além de outros documentos, fotos e relatos ligados ou relacionados à história da IELB. Marque uma visita, através do e-mail institutohistorico@ielb.org.br ou telefone (51) 3332-2111.

Acompanhe as informações sobre os 500 anos da Reforma aqui  

Volte à página principal da série clicando aqui

Noticias Anteriores Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos