Depressão infantil


11/10/2019 #Artigos #Editora Concórdia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas de todas as idades, em todo o mundo, sofrem de depressão.

Depressão infantil

Segundo a Revista Crescer, embora no Brasil não haja dados estatísticos, estima-se que a incidência de transtorno depressivo gire em torno de 1 a 3% da população entre 0 a 17 anos, o que significa, mais ou menos, 8 milhões de crianças e jovens. No dia 12 de outubro, comemora-se o Dia da Criança. O que todos mais querem é que as crianças sejam felizes e tenham uma infância saudável. Mesmo assim, muitas vezes as crianças também sofrem com a depressão. O Mensageiro Luterano conversou com a psicóloga Kamila G. Meister Fukue, da Congregação Castelo Forte – Capela Universitária, Canoas, RS, para entender um pouco melhor quais são as características da doença, de que forma identificá-la e como pode ser tratada.

 

Mensageiro Luterano: O que é depressão? Quais são as características dessa doença?

Kamila G. Meister Fukue: Depressão NÃO é... frescura nem falta de fé ou de Deus. Ela é uma doença e, por ser doença, é questão de saúde pública.

A pessoa com depressão apresenta um cansaço físico e emocional. Esse cansaço todo mundo sente, a diferença é que na depressão essa sensação dura a maior parte do dia por no mínimo duas semanas e vai trazendo prejuízos na sua rotina e relacionamentos. Fisicamente, deixa de fazer atividades que antes lhe davam prazer; o sono fica alterado (dorme mais ou dorme menos) e a alimentação também (come mais ou come menos).

Emocionalmente, a pessoa sente os “4Ds”: sentimentos de desamparo, desesperança, desvalor e desamor. Podem surgir pensamentos como “ninguém pode me ajudar/estou sozinho”; “isso nunca vai mudar” ou “não tem mais jeito”, “sempre foi assim”; “eu não faço nada certo” ou “tudo o que faço dá errado”, “não sou amado por ninguém”.

Geralmente a depressão surge após uma mudança na vida da pessoa (de cidade, casa, emprego, aposentadoria ou desemprego, estado civil, faculdade, término de um relacionamento, etc).

A depressão se mantém conforme a pessoa não trata e vai se desconectando de seus amigos/familiares com quem costumava conversar, deixa de fazer atividades que lhe davam prazer e de ir a lugares que frequentava.

 

Como detectar a depressão infantil? Quais podem ser os sintomas?

O diagnóstico, só mesmo o especialista (psicólogo ou psiquiatra) poderá fazer.

Mas todos podemos observar os sinais:

• na criança bem pequena (0 a 1 ano), a ênfase é dada também na alteração do sono e da alimentação, além de cólica, choro, balanço de cabeça;

• na criança mais crescida (2 aos 4 anos), o isolamento, apatia e comportamento regredido estariam mais presentes;

• nas crianças mais velhas (4 aos 8 anos), os problemas de comportamento começam a substituir os sentimentos depressivos, como os acessos de raiva, desobediência, vadiagem, fuga de casa, tendência a acidentes, agressividade, comportamento provocativo e autopunitivo.

 
Quais são as diferenças entre depressão adulta e infantil?

Os adultos conseguem expor seus sentimentos e pensamentos deprimidos através da fala, enquanto a criança, que ainda está com sua cognição em desenvolvimento, vai demonstrar o que pensa e sente por meio de seus comportamentos. Em crianças, a irritabilidade pode substituir o humor deprimido. Outra diferença é que a depressão infantil é mais difícil de diagnosticar, pois as mudanças são constantes nessa fase. Torna-se bem mais complexo distinguir se um comportamento (dormir demais ou brincar sozinho, por exemplo) é parte de um quadro depressivo ou do fator desenvolvimento humano. Por isso a necessidade de um especialista o quanto antes.

 

Quais podem ser as consequências de não tratar a depressão nas crianças?

Assim como a maioria das doenças físicas, se você não tratar as doenças psíquicas elas vão agravar. Uma depressão pode evoluir para um quadro de fobias, ansiedade, pânico, pode desencadear crises com autolesões, automutilação e tentativas de suicídio.

 
Como pode ser feito o tratamento?

Com psicólogos, fazendo terapia, e psiquiatras, que dão a medicação adequada. Além de uma rotina de alimentação, sono e atividades saudáveis.

Para casos de adolescentes e adultos que não saem de casa, existe a terapia online que é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Se for o caso, os responsáveis podem buscar um terapeuta cadastrado no site do CFP e que atenda online (mais informações no site www.cfp.br).

 

Como os pais podem lidar com o desânimo e a tristeza dos filhos?

Nesse contexto, os pais podem lidar de duas formas, ou se afastar ou se aproximar dos filhos. Os filhos se afastam quando o que os pais fazem é:

(1) JULGAR: Isso é bobeira, preguiça, frescura, falta de fé, ruim, feio, “o que os outros vão pensar?”, “falta de ter o que fazer”, etc.

(2) CONTROLAR: “Sai daí”, “vai fazer isso e aquilo”, “deu, chega! isso tem que acabar”, “vamos logo menino”.

(3) NEGAR: “Meu filho está bem, é só uma fase boba”, ficar em silêncio ou ter conversas apenas cordiais como: “oi! Tchau! tudo bem? Aham”.

O que pode ser feito para se aproximar é:

(1) OBSERVAR: O que mudou? Desde quando está assim?

(2) ENCARAR: Vá falar com seu filho! Explique as mudanças que você percebeu nele. Pergunte qual foi a situação que o (a) incomodou, o que sentiu e o que pensou. Controle-se, pai ou mãe, para não fazer aqui os comportamentos que afastam. Deixe-o falar sem interromper. Seja empático, conte algo que te desanima também. Abrace ou diga genuinamente que você se preocupa com ele e pergunte-lhe o que você pode fazer para ajudá-lo.

(3) AÇÃO: ao invés de mandar seu filho sair da cama, convide-o para uma caminhada, mesmo que seja até a lixeira na rua. Seja agradável companhia, e ore com ele e por ele.

Reconheça se você não puder ajudar: explique para o seu filho que você está tentando, mas talvez não saiba a melhor maneira de ajudar, e que existem especialistas que podem ajudá-lo a ter uma vida de bem-estar. 

Marque uma consulta com três psicólogos (para filhos a partir de 13 anos) e escolha aquele com o qual ele se sentiu mais à vontade. Leve a um psiquiatra, seu filho pode estar deixando de produzir substâncias importantes no cérebro, e a medicação pode ajudar nisso.

 
O que é mais importante na relação entre pais e filhos?

De pais para filhos, é a responsabilidade. Depois o amor.

De filhos para pais, é o respeito. Depois o amor.

Um tio ou uma avó pode amar a criança, mas a responsabilidade em garantir o bem-estar físico, mental, social e espiritual continua sendo primeiramente dos pais.

Responsabilidade sem amor vira autoritarismo, punição, lei. A responsabilidade com amor gera graça, aprendizagem, mudança, compreensão e aproximação.

 
Como deve ser a relação amar e educar?

Preocupamo-nos demais em educar para a vida e esquecemos de viver. Vou dar um exemplo pessoal, acho que fica mais claro. Quando vou brincar com minha filha, seguidamente me pego dizendo coisas do tipo, “Quando o ursinho pula no cachorro, este sente dor e aí vai pro hospital... e daí... blablabla…”, e esqueço que aquilo é uma brincadeira e que o cachorro pode virar um pula-pula/cama elástica, e nós duas daremos boas risadas juntas. Eu perco o momento de brincar querendo educar, entende? Nem preciso falar que minha filha sabiamente troca de brincadeira.

Mas é isso. Perdemos oportunidades de amar. Quando ela gritar comigo, aí sim vejo um momento para educar.

 

Depressão pode ser hereditária? Como uma mãe ou pai pode educar seu filho estando em depressão?

O fator hereditário é 1 de 3 fatores que pode servir de gatilho para a depressão, quando combinado com outros dois: o ambiental e psicológico (explicados no meu instagram @psicologakamilafukue).

A depressão paterna ou materna aumenta em 28% o risco de um filho vir a ter. Se ambos os pais têm, esse risco é de duas a três vezes maior. É preciso que esse pai ou essa mãe busque auxílio de especialistas e que faça terapia, acompanhado da psiquiatria sempre que necessário. Se adoeceram, precisam de tratamento, só assim quebramos o ciclo da depressão.

 

Como a igreja pode ajudar uma criança ou alguém outro com quadro de depressão?  

É preciso estar atento às mudanças de comportamento da criança e, quando necessário, ter uma conversa franca com os pais, e indicar psicólogos. Os professores da Escola Bíblica infantil podem registrar essas mudanças de comportamento, como por exemplo, agressividade, isolamento, desobediência, no diário de classe. O objetivo não é rotular, mas acompanhar o desenvolvimento da criança.

Criar um espaço na aula para as crianças falarem dos seus sentimentos (sem julgar feio, bonito, bom ou ruim) pode ajudar. Orar com eles pelos sentimentos mais difíceis ou desconfortáveis de sentir, também é uma forma de demonstrar empatia e acolher a dor.

A igreja pode ajudar quando transforma amparo, esperança, amor e valor em comportamentos.  Você pode orar COM a pessoa, e não somente por ela. Pode se dispor a acompanhá-la ao psicólogo ou psiquiatra. A igreja pode ter cartões destes profissionais na recepção, e até das universidades que disponibilizam atendimento psicológico gratuito à comunidade.

A igreja ajuda quando se torna um ambiente de acolhimento da dor, sem julgar, controlar ou negar esta dor. E se você precisa de uma direção, olhe para Deus que nos AMPARA, nunca nos abandona e jamais nos deixa (Hb 13.5), mesmo dentro de um grande peixe, ou embaixo de uma macieira. Ele dá a ESPERANÇA da vida sem dor nem choro, a Nova Jerusalém. Deus, por AMOR envia seu filho e enche a nossa vida de VALOR, tornando-nos filhos seus.

 

Kamila é membro da Congregação Castelo Forte, Canoas.

Psicóloga CRP 07/28444 Contatos: (51) 99686-1680

kamilafukue.psico@gmail.com @psicologakamilafukue

 
Daiene Bauer Kühl
Equipe Editora Concórdia

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos