Ensino Confirmatório: Sugestões


Ler em formato flip
18/02/2022 #Reflexão #Congregações #Exclusivo Assinantes

Confirmandos são bênção, são alegria!

Ensino Confirmatório: Sugestões

Confirmandos são bênção, são alegria! Toda congregação que tem um grupo de confirmandos, recebeu um presente especial de Deus, uma oportunidade única. Verdade que são digitais, inquietos, informados, agitados, e a confirmação acontece num momento, muitas vezes, delicado, com muitas mudanças acontecendo na sua vida. Mas é um período encharcado de bênçãos. Não há discussão sobre o conteúdo da instrução de confirmandos, o que nos resta fazer é estudar formas de honrar e apresentar este conteúdo da melhor forma possível.

RELACIONAMENTOS. Um dos aspectos mais importantes na instrução de confirmandos é o do relacionamento, da afetividade. É importante promover atividades que fortaleçam o relacionamento entre os confirmandos. Jovens gostam de ir aonde se sentem seguros, aonde têm amigos. Pastores há muito conhecem a importância de cultivar relacionamentos em um ambiente que seja confiável, agradável e espiritualmente enriquecedor.

AFETO. Jovens confirmandos necessitam de sorrisos, de elogios, necessitam ser fortalecidos no seu estudo.

CONGREGAÇÃO. Por meio da confirmação, as congregações dão testemunho do amor reconciliador e redentor de Deus e da aliança da graça na qual todos os cristãos são batizados. Desta forma, a confirmação é um ministério de toda a congregação. Muito importante é o apoio formal da congregação, incluindo a colocação no orçamento para materiais, retiros e tudo que for necessário para o programa. A congregação, ao demonstrar que se importa, mostra carinho para com os confirmandos.

APADRINHAMENTO DE CONFIRMANDOS POR JOVENS E ADULTOS. A sugestão é que cada confirmando tenha uma pessoa da congregação que ora por ele(a) e procura manter contato com este aluno(a) durante todo o período do ensino confirmatório.

TRABALHO VOLUNTÁRIO. Jovens confirmandos gostam de agir, de colocar em prática o que se prega. O trabalho voluntário pode ser em instituições, na própria congregação, fazendo com que se sintam úteis e parte da congregação, afinal, já são membros!

PARTICIPAÇÃO DOS CONFIRMANDOS NO CULTO. acender as velas do altar, atuar como recepcionistas, apresentar um hino em conjunto, participar de datas comemorativas, ajudar na limpeza, organização, ajudar a decorar o pinheiro de Natal, quem sabe com símbolos, enfeitar para a Páscoa, auxiliar em questões de tecnologia, enfim, deve-se dar uma tarefa a eles e confiar!

RETIROS E PASSEIOS. Retiros de dois ou mais dias podem ter várias configurações: somente confirmandos e pastor; confirmandos, pastor, diáconos/diaconisas ou professores e/ou pais; minirretiros na própria congregação, por exemplo, no sábado, das 9h às13h30; retiro de fim de semana: sexta feira, das 17h até sábado à tarde, e, ainda, os acampadentros. Passeios em conjunto, ver um filme, comer uma pizza, etc.

COMIDA. Preparar refeições em conjunto sempre une o grupo, diverte e fortalece laços de amizade, seja um cachorro-quente, uma lasanha, massa com molho, algo que permita a participação dos confirmandos na preparação.

EXPRESSÃO DA FÉ. É uma atividade mais para o final da confirmação, tendo por base o versículo de confirmação de cada um. É apresentada durante um momento de confraternização entre confirmandos e seus pais e convidados. Pode ser feito do modo tradicional, através da leitura de um texto, um vídeo, uma apresentação em vídeo ou power point, cantar uma canção original, poesia, história, teatro, desenho...

O pastor Martinho Sander nos relatou que, durante a pandemia, adotou um modelo de enviar material para que os pais ensinassem seus filhos em casa. Posteriormente, reunia-se com os confirmandos. Em uma dessas situações, a mãe de um confirmando, lendo o material, perguntou sobre o batismo e, ao final, disse que não era batizada. No dia da confirmação de seu filho, essa mãe foi batizada.

A confirmação é uma bênção!

 

Beatriz C Warth Raymann

Comissão Nacional de Ensino Confirmatório

bearaymann@gmail.com

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Beatriz Warth Raymann

Ph.D. Professora/Fonoaudióloga tendo atuado em Educação Especial, Ensino Superior, Escola Dominical São Leopoldo,RS

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos