07/10/2022 #Editora Concórdia #Rádio CPT
Devoções diárias: Deus fala com você
Programa Revista CPT recebeu o editor do Castelo Forte, pastor Rony Marquardt, para contar essa história de desafios e bênçãos
Ler maisO recomeço pode ser tão difícil quanto a decisão de partir. Novas pessoas no convívio diário, língua diferente a ser aprendida e compreendida, costumes e tradições que talvez nem tivessem sido imaginados, de tão diferentes daqueles a que já se está acostumado. Coragem, determinação e muita paciência são qualidades importantes e, talvez, necessárias a quem decide viajar para um novo país.
Mas atravessar países com sua família e recomeçar não é fácil. Ainda mais se estiver fugindo de situações de muito sofrimento e aflição. Infelizmente, essa é uma história, que mesmo por motivos diferentes, já se repetiu muitas vezes em diversas famílias e sempre é representada por uma caminhada repleta de duras batalhas.
São diversas as histórias dos imigrantes que chegaram ao Brasil. Algumas famílias enfrentaram dificuldades a partir do momento em que pisaram em solo brasileiro e precisaram conhecer e aprender tudo sobre o novo país. Para tantas outras, os desafios começaram muito antes, e viajar para terras estrangeiras não foi a primeira escolha, mas a única alternativa para não sofrer mais.
A trajetória de uma família que passou por essa história é contada com detalhes no livro Escapando do “Paraíso” Vermelho, de Erica Neumann, que mostra pessoas percorrendo milhares de quilômetros, atravessando fronteiras, países e rios congelados, basicamente, fugindo da escravidão.
Ninguém foge de um país por esporte ou prazer. O livro aborda a vida da família paterna da autora na Rússia no tempo dos czares, e, depois, na época de Lênin e Stálin. Também conta sobre a fuga desde Ekaterinoslav, via Moscou, até o outro extremo do país, onde conseguiram atravessar a fronteira para a China sobre um rio congelado, e ali viveram como refugiados. Depois migraram para o Brasil, em 1932, estabelecendo-se na selva junto ao rio Iracema, em Santa Catarina.
O livro inclui documentos, histórias de atrocidades e a lista dos passageiros que desembarcaram no Rio de Janeiro em 28 de junho de 1932. Inclui ainda a história da família materna, que conseguiu sair da Rússia antes que as fronteiras se fechassem, e, posteriormente, veio ao Brasil via Polônia.
O livro Escapando do “Paraíso” Vermelho foi lançado pela Editora Concórdia na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, RS, em novembro, e está à venda no site da Editora Concórdia, clique aqui e adquira o seu.
Programa Revista CPT recebeu o editor do Castelo Forte, pastor Rony Marquardt, para contar essa história de desafios e bênçãos
Ler maisEstamos em contagem regressiva para este marco na vida de qualquer pessoa ou empresa: 100 ANOS!
Ler maisO livro é lançamento do selo Ao Leitor, da Editora Concórdia.
Ler maisAmar significa criar valores que se renovam como os lírios do campo. O amor embeleza e perfuma a vida. Amor em lugar de rusgas. O amor conforta, condimenta a alegria de viver.
Ler maisQue bênção é termos o SENHOR como confessor. Aos seus cuidados podemos orar com os segredos de nosso coração. Com as tristes histórias que poucos sabem. Com as dores que apenas nós sentimos
Ler maisÉ preciso ler a Bíblia. Mas a simples leitura também não resolve muita coisa. É preciso crer no que a Bíblia ensina. Além disso, é preciso compartilhar o aprendizado feito.
Ler maisCulto festivo também contou com a desinstalação e a entrega do título de pastor emérito a Wilmar Meister
Ler maisVice-presidente de Ação Social prestigiou o evento
Ler maisBatismo e profissão de fé marcaram os últimos meses na Congregação Bom Pastor
Ler maisReverendo irá atuar nas congregações Concórdia e Seara de Bênçãos, no Rio de Janeiro
Ler maisData é celebrada em 10 de junho
Ler maisProgramação aconteceu nos dias 3 e 4 de junho, em Sinop, MT
Ler mais
Assine e leia o Mensageiro Luterano