Saúde mental x produtividade


Ler em formato flip
29/04/2022 #Reflexão #Editora Concórdia

Dia do trabalho: estudos mostram que equipes felizes são até 40% mais produtivas

Saúde mental x produtividade

Comemorar o Dia do Trabalho envolve falar sobre temas importantes e atuais que não estão relacionados ao simples descanso no dia 1° de maio. É dia de olharmos para a forma como nos relacionamos com o trabalho, como o vivenciamos e qual a situação das pessoas com quem trabalhamos. Deus já nos disse, na Bíblia, que o trabalho edifica o homem! E os estudos científicos corroboram trazendo dados que afirmam o quanto o trabalho agrega valor e propósito à vida do ser humano. Como é a sua relação com o seu trabalho? E como estão os colegas na sua empresa?

 

Ocorre que temos acompanhado transformações no cenário profissional. Pesquisadores chamam nosso mundo atual de VUCA, sigla em inglês que nos alerta sobre vivermos num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A tecnologia traz velocidade na informação, não temos mais certeza sobre as notícias publicadas, tudo pode ser relativizado e a pressão por ser perfeito tem afetado seriamente nosso bem-estar e provocado danos à saúde mental das pessoas.

 

Problema atual no mundo do trabalho

Veja se você se reconhece! Ouço com frequência, no meu trabalho de desenvolvimento de líderes, relatos de sintomas como um zumbido nos ouvidos no fim do dia, uma pressão exagerada na cabeça, alterações no sono, irritação, inquietação, um sentimento de vazio, a sensação de não estar fazendo o bastante, sendo insuficientes e, por vezes, com presença de crises de ansiedade. Essas informações não se manifestam somente na minha prática. Dados da Previdência Social relatam que, em 2021, mais de 75 mil brasileiros foram afastados do seu ofício por conta de quadros de transtornos emocionais. O Brasil é conhecido por ser o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

 

Empresas precisam de pessoas, pessoas precisam de saúde física e emocional para atuarem e terem resultados. Sou psicóloga e atuo com líderes, times e negócios no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades comportamentais. Acompanho uma porção de profissionais comprometidos na construção de ambientes em que as equipes possam manifestar suas emoções e sentimentos, lugares em que o erro não é consequenciado com punições severas, e, sim, como condição humana e necessidade de monitoramento e direção. Estamos aprendendo a ter conversas corajosas para resolver problemas de maneira assertiva ao invés de criar situações de fofocas e procurar culpados, e a gerir essa enxurrada de emoções que estão presentes no dia a dia desse mundo VUCA. Não há produtividade em times adoecidos. 

 

Qual a dica?

Estudos têm mostrado que equipes felizes são até 40% mais produtivas. Veja exemplos de práticas que você pode fomentar com seu time para aumentar a percepção de bem-estar: 1. encoraje seu time a expressar pensamentos, sentimentos e expectativas sobre o trabalho; 2. provoque para que as pessoas identifiquem propósitos profissionais e pessoais e faça uma ligação entre eles; 3. crie espaço para conversas corajosas onde possa acontecer um feedback sobre desempenho e expectativas; 4. crie rotinas saudáveis para o time no que diz respeito à carga horária, pressão por resultados, intervalos saudáveis; 5. fomente relacionamentos nutritivos; 6. encoraje seus colegas a fazer atividades físicas, praticar a generosidade, meditar.

 

Também está nas nossas mãos a construção de ambientes positivos que criam espaços para uma atuação sustentável e humanizada. Vamos fazer a nossa parte! 

Joseani Kochhann

Psicóloga empresarial, especialista em Saúde Mental no Trabalho

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos