07/06/2023 #Reflexão
Dia do Pastor
Data é celebrada em 10 de junho
Ler maisEis que saboreamos os primeiros dias da primavera. Estação que rompe com os dias frios de um inverno que, pelo menos aqui por Candelária, foi cinzento e úmido. Lentamente, o cenário já está sendo transformado. Os dias estão ficando maiores. Os pássaros cantam mais. As cores das flores ganham destaque. O rebrote das árvores mostra a força da criação do Senhor. E o manacá de cheiro já perfuma o início da primavera.
Nesta poluição sonora e visual da sociedade moderna, a primavera nos convida a desacelerar. A tirar os olhos das telas. A tirar os fones de ouvido. E apreciar o cantar dos pássaros ao início de mais um dia de primavera. A apreciar as cores e cheiros do jardim. E, sob os sons e aromas primaveris, perceber a mensagem que o Senhor coloca todos os dias diante de nossos olhos. Que mensagem é essa? De que há alguém cuidando de tudo. Absolutamente tudo. Do pássaro que voa de árvore em árvore. Da plantinha do seu jardim. E todas as nossas necessidades e aflições.
Em Lucas, capítulo 12, Jesus nos convida a observar os corvos. Eles não semeiam e não colhem. Mas Deus “dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?” Jesus também nos convida a observar as flores do campo. Não trabalham, nem costuram. Mesmo assim “nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como uma dessas flores”. “Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!”
O Deus que alimenta os pássaros que cantarolam na primavera, o Deus que pinta e perfuma as cores do nosso jardim, é o mesmo Deus que cuida de nossas ansiedades. E mais. Este Deus quer nos dar o seu Reino de presente. Jesus nos disse: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas” (Lucas 12.31).
O cuidado do Senhor não está apenas em nos dar roupa, comida e cuidar de nossas ansiedades e necessidades diversas. Seu amor é reconhecido, especialmente, em nos tratar segundo a sua misericórdia, e não de acordo com nossas culpas. É um prazer colocar o Reino de Deus em primeiro lugar nas nossas vidas quando percebemos a amplitude deste cuidado. É com prazer que dedicamos tempo para ouvir a Palavra do Senhor e nos fortalecer na fé em Jesus. Aliás, ele é o único caminho para estarmos dentro deste Reino onde não há mais os terrores das culpas. Jesus é a nossa garantia de estarmos no Reino das misericórdias do Senhor.
Então, fica a dica: ouçamos a mensagem que os pássaros e as flores da primavera nos entregam. Há alguém cuidando de tudo. Do pássaro que canta ao final de mais um dia. Da diversidade de cores na flor. De nossas necessidades, culpas e aflições. De nossa salvação. O Senhor está cuidando de tudo. Tenhamos tempo para ouvir os pássaros, para observar as flores e, especialmente, para ouvir a Palavra do Senhor.
Bruno Serves
Pastor em Candelária, RS
Data é celebrada em 10 de junho
Ler maisA arqueira branca deixa de lado seu arco. Esquece seu treino, esquece suas costas vergadas. Pega seu filho tão querido, tão sofrido nos braços e, sentindo uma imensa dor em seu coração, entrega ...
Ler maisO Domingo de Ramos nos convida a clamar, mas também a louvar aquele que veio em nome do Senhor
Ler maisParticipe desta ação você também!
Ler maisProgramação reuniu 15 servas, quatro leigos e uma criança
Ler maisObjetivo da viagem dos diretores da ANEL é promover uma aproximação entre as Escolas Luteranas do Brasil, Argentina e Uruguai, visando futuros intercâmbios entre elas
Ler maisDepartamento de Servas de Casa Amarela realizou o 3º Encontro de Mulheres Luteranas de Pernambuco
Ler maisServas lançam volume 25 da série Ligue-se nas Feiras do Livro de Porto Alegre e Pelotas
Ler maisAssista ao 3º encontro online do Ciclo de Conversas do projeto Pedagogia e Educação Luterana
Ler maisServas de Aracaju, SE, realizam programação no mês de prevenção ao câncer de mama
Ler maisLançamento do Ligue-se 25 e participação em Feiras do Livro também foi destaque da reunião mensal da equipe diretiva
Ler maisServas da Congregação Esperança realizam tradicional programação desde 2017
Ler mais