Já somos 8 bilhões!


Ler em formato flip
23/01/2023 #Artigos #Reflexão

Esse é um marco histórico para toda a sociedade.

Já somos 8 bilhões!

No dia 15 de novembro, a população mundial alcançou a marca de 8 bilhões de pessoas. Esse é um marco histórico para toda a sociedade. É claro que esse número é simbólico, pois nunca saberemos com exatidão quantas pessoas estão vivas ao mesmo tempo em todo o mundo. Mas essa marca nos faz pensar em quando tudo começou e, especialmente, no Criador. Nosso Deus Todo-Poderoso criou tudo do nada e deu a ordem ao homem, “multiplicai-vos”. Esse é o mandamento que Deus deu à criatura. E como se multiplicou!

Mas a palavra multiplicar não foi dita apenas a Adão e Eva. No capítulo 17 do livro de Gênesis, Deus prometeu que multiplicaria a descendência de Abraão. No capítulo 22, depois de ter provado a fé de Abraão pedindo que ele sacrificasse seu filho Isaque, Deus renovou a sua promessa. E no capítulo 26, o Senhor apareceu a Isaque, filho de Abraão, e afirmou: “Confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus”. E Deus continua cumprindo a sua promessa!

Contudo, uma distinção precisa ser feita aqui. Para Adão e Eva, foi dada a ordem de serem fecundos e multiplicarem-se por toda a terra, algo que faz parte da criação e que, como vimos, alcançou a marca de 8 bilhões de pessoas no mundo. Adão e Eva caíram em pecado, e, por causa disso, toda a humanidade está corrompida e carece da glória de Deus. A Abraão, Deus não deu uma ordem, Deus deu a promessa de uma descendência numerosa, impossível ao homem contar.

No capítulo 5 da carta aos Romanos, o apóstolo Paulo escreve: “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo”. O número de 8 bilhões com certeza é comemorado com alegria e um marco para a história, mas muito mais alegria há por alguém que se arrepende dos pecados e crê em Jesus como seu Salvador.

Deus não apenas renovou a promessa quando provou a fé de Abraão, mas também providenciou o verdadeiro sacrifício, Jesus, o seu Filho, que veio ao mundo e se entregou pelos nossos pecados nos dando perdão, vida e salvação. Quantos são os que creem?
Quantos já estão nos céus? Quantos ainda virão a crer? Não sabemos ao certo, mas quando observamos 8 bilhões de pessoas no mundo, percebemos que temos um vasto campo missionário para falar do amor de Jesus. Abraão morreu crendo na promessa do Messias, e isso lhe foi atribuído por justiça.

O Natal que acabou de passar e o Ano Novo que iniciamos com esta edição do ML, foram celebrados por mais de 8 bilhões de pessoas no mundo? Não sabemos! Mas temos a certeza de que o menino Jesus, que veio no primeiro Natal e que continua vindo a nós pela sua Palavra e Sacramentos, não permite que sejamos apenas um número neste pálido ponto azul vagando pelo espaço. Por causa de Jesus, nossos nomes estão gravados no livro da vida, e ninguém poderá nos separar do grande amor de Deus. Em Jesus, há uma multiplicação numerosa que não conseguimos contar. “Pai Abraão tem muitos filhos. Muitos filhos, ele tem. Eu sou um deles, você também. Louvemos ao Senhor!”

Franco Thomassen

Pastor em Erechim, RS

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos