Consolo para os que choram


28/03/2022 #Reflexão

Cântico de peregrinação (Salmo 126 – NAA-SBB)

Consolo para os que choram

1Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

2Então a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo.

Então entre as nações se dizia: “Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.”

3De fato, grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres.

4Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

5Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

6Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo,

trazendo os seus feixes.

 

 

Este salmo foi escrito após o cativeiro babilônico. Fazia parte da história do povo de Israel e era cantado durante a peregrinação à Jerusalém. Sendo que a temática e a importância desse salmo, na história do povo de Deus, refletem o sofrimento, as dores, as decepções, as provações que o povo de Deus na sua história de vida vivenciou, bem como também retrata o triunfo, a conquista, o cumprimento das promessas de Deus, a fidelidade, enfim, o agir de Deus em favor do seu povo ao derrotar os babilônios e libertá-lo do cativeiro.

Diante do que Deus havia realizado, o salmista exclama: "Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso, estamos alegres". Da mesma forma, Deus tem feito muitas coisas nas nossas vidas, na vida das nossas famílias, na vida dos nossos amigos, no nosso trabalho. Deus sempre fez, faz e fará grandes coisas por nós. Ele nos salvou, foi uma grande coisa que Deus fez por nós. O Seu amor e cuidado em todas as situações dramáticas das nossas vidas, situações que tiraram noites de sono e, muitas vezes, nos deixaram sem esperança para continuar com nossos sonhos e projetos, ou seja, no casamento em crise, nas crises financeiras sem fim, crises na saúde – e o Senhor nos resgatou de todos eles. Temos um Deus maravilhoso, que não mede esforços para nos ajudar. Que coisas você gostaria que Deus fizesse por você? Quais são as coisas grandiosas que Deus tem realizado em sua vida?

“Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe”, (v.4). Este foi o pedido do povo. É uma súplica para que Deus lhe torne a dar uma nova perspectiva de vida. A vida do povo estava árida como o deserto do Neguebe. Também suplicamos ao Senhor: “Restaura-nos!”, pois passamos por tribulações em algum momento de nossa vida. Temos problemas dos mais diversos, lutamos contra adversidades, somos provados e experimentados. Por isso, em meio às tribulações, devemos buscar a restauração da nossa sorte no Senhor, lembrando que o Deus que nos salvou é poderoso para mudar qualquer situação da nossa vida, mas isto no seu devido tempo.

O povo sabe que a restauração virá, mas no tempo de Deus. Será longo e árduo: Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. (v. 5). Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de jubilo, trazendo consigo seus molhos. (v.6). Semear com lágrimas é semear sem ver a colheita. Não há como semear, senão com lágrimas, porque a semeadura precede a colheita. Por isso, o povo ao sair a semear, vai se defrontar com muitos fatores desconhecidos, o que poderá levá-lo as lágrimas. Por vezes, o plantio vai exigir esforço e determinação. Mas há esperança de uma abundante colheita. A bênção é prometida para os trabalhadores.

É tempo de semear. Somos semeadores. Temos a boa semente, que é a Palavra. E o campo já está preparado para recebê-la. Lancemos essa semente nos corações e preparemo-nos para uma colheita abundante e jubilosa! Mas não os esquecemos que o nosso semear também é feito de lágrimas, frustrações, de derrotas. Não sabemos se vamos colher. Mas precisamos acreditar nas promessas de Deus que diz: Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Então, podemos afirmar: Com efeito, grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres!

 

Pastor Alcemar Cabreira

Teixeira de Freitas, BA

 

Reflexão Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos