Uma reflexão sobre amizade virtual


Ler em formato flip
18/07/2022 #Reflexão #Congregações #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

Pensar sobre amizade é ter consciência de um sentimento que é sensível às transformações da conjuntura onde é realizada.

Uma reflexão sobre amizade virtual

Amigo leitor: antes de qualquer palavra acerca do título, eu gostaria de celebrar com você uma notícia muito especial: os colaboradores do programa CPTerapia terão um espaço fixo no Mensageiro Luterano, com o objetivo de compartilhar assuntos sobre saúde mental; Deus seja louvado! Pois bem, no dia 20 de julho é celebrado o Dia do Amigo. Pensar sobre amizade é ter consciência de um sentimento que é sensível às transformações da conjuntura onde é realizada, isto é, ela acompanha e reflete a realidade subjetiva e social vigente. Portanto, a amizade contemporânea é permeada pelos aparatos tecnológicos. Consequentemente, surge o amigo virtual. Os dias atuais acolhem um universo virtual cada vez mais indispensável. Milhões de seres humanos acessam diariamente o ciberespaço e as redes sociais. As finalidades são múltiplas.

É importante frisar: com o advento da pandemia, a tecnologia digital ganhou uma especial representatividade na vida das pessoas. Os dispositivos móveis e a internet desempenharam um papel muito importante durante os tempos de isolamento e distanciamento social. Facilitaram a continuidade de determinadas empresas e o emprego através do home office, o comércio e as vendas online, as atividades educacionais, o ensino remoto; a prestação de serviços públicos, a saúde e as teleconsultas e assim por diante. Por outro lado, o ápice da pandemia foi um momento muito difícil para a sociedade, havendo um significativo aumento na frequência dos sentimentos de medo e angústia, reflexos que perduram até hoje. A dimensão virtual ajudou muito durante os tempos pandêmicos, ou seja, ela manteve o contato das pessoas e preservou o emocional da população.

AMIZADE ONLINE

Amizade é afinidade mútua, respeito, reciprocidade, disponibilidade, etc. O objetivo mais básico da amizade é a busca pelo apoio, tal como ocorre nas relações familiares. Em uma realidade “web”, a pessoa procura por indivíduos que compartilhem as mesmas experiências, hobbies ou interesses. As conexões online visam as semelhanças; em outras palavras, as pessoas buscam por reflexos de si mesmas. É uma forma de proteção; é, digamos assim, um caminho para afastar aqueles que não compartilham das mesmas ideias ou convicções. Diferentemente do mundo offline, presencial, onde não é possível afastar o outro com apenas um clique no botão “remover amizade”. Outro aspecto sobre o convívio online é a tendência de ter amigos virtuais que vão além da amizade. Existe na virtualidade a busca desenfreada por status: número de amigos, de seguidores, curtidas, entre outros, são tidos como fatores essenciais.

É preciso ter cuidado com as idealizações, é preciso ter cautela, melhor dizendo, cautela em projetar no outro as características que você gostaria que ele tivesse. Vale lembrar: amigos virtuais podem ser apenas edições bem elaboradas, um atrativo jogo de interfaces.

AMIZADE OFFLINE

Não quero dizer neste artigo que a amizade virtual é sem futuro, como eu mencionei antes: o virtual ajudou e ajuda muito. Ela pode dar certo, entretanto, é necessário ter precaução. Em contrapartida, a amizade offline, presencial, é insubstituível. A amizade real oferece saúde emocional, uma comunicação mais assertiva, autoestima e muito mais. Amizade não é apenas teclar, mas é vivenciar.

Artur Charczuk

Pastor

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Reflexão Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos