Fé, um dom do Espírito Santo!


Ler em formato flip
12/06/2023 #Artigos #Homens #Exclusivo Assinantes #Reflexão

Fé é uma palavra muito conhecida no meio cristão, bem como na sociedade em geral! Porém, há uma diferença na compreensão quando o assunto é fé!

Fé, um dom do Espírito Santo!

Fé é uma palavra muito conhecida no meio cristão, bem como na sociedade em geral! Porém, há uma diferença na compreensão quando o assunto é fé!

A fé, para o cristão, significa colocar a sua confiança unicamente em Jesus, sabendo que ele é o “objeto” de nossa fé. A fé por sua vez, nos é dada pelo Espírito Santo (Gl 5. 22), no batismo ou na conversão, e ela é recebida por graça, como dom, que nos leva a crer em Jesus como Senhor e Salvador.

Logo, a fé verdadeira não é somente crer que a Bíblia é a Palavra de Deus. Ou ainda, saber que o universo foi criado por um ser superior que chamamos de Deus. Afinal, apenas ter esses conhecimentos, que muitos podem entender que é fé, podem nos levar ao erro de pensar que pelo muito conhecer a Deus teremos a fé que salva.

Essa fé do conhecimento, também a podem ter pessoas que necessariamente não acreditam em Jesus, mas sabem (tem fé) que a Bíblia é sua Palavra e ensino e que há um ser superior. Isso fica mais claro quando lemos o texto de Tiago, que diz: “Você crê que Deus é um só? Faz muito bem! Até os demônios creem e tremem” (Tg 2.19).

Um grande exemplo do que é a fé correta ou que poderíamos chamar de verdadeira é o que nos apresenta o autor da carta aos Hebreus no capítulo 11, quando por 22 vezes usa essa palavra para demonstrar como ao longo do tempo pessoas colocaram sua fé em Deus, e assim chegaram ao final de suas vidas com a certeza da salvação e da vida eterna.
Por outro lado, quando perguntamos à sociedade sobre o que é fé, as respostas são no sentido de que basta acreditar em algo, não necessariamente em Deus, mas em algum ser superior, como é relatado em Atos dos Apóstolos (At 17. 22-23), na ocasião em que o apóstolo Paulo estava em Atenas, na Grécia, andando pela cidade, e se deparou com vários altares onde eram venerados inúmeros deuses pelos atenienses.

Naquela oportunidade, o apóstolo pregou a Jesus como sendo o único Deus da humanidade, pois é o único Deus que as pessoas conhecem que não foi criado ou feito por mãos humanas, que existe por toda eternidade, e este Deus é também o único Deus vivo e que pode e quer dar a salvação a todo o que nele crer.

O salmista (Sl 115.4-8) nos mostrou essa realidade, que a humanidade sempre quis ter um deus, ao qual ela pudesse ver, e que este deus satisfizesse seus pedidos e desejos.
Depois que somos batizados ou convertidos pelo Espírito Santo e essa fé é colocada em nosso coração, passamos a pertencer a esse único Deus e Salvador, como Pedro explica em sua primeira carta: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9).

Por isso hoje temos a igreja entre nós, a qual nos traz e administra os sacramentos e a Palavra de Deus; Deus usa sua igreja como instrumento para preservar e fortalecer a nossa fé.

Temos muitas oportunidades para buscar o crescimento na fé; o culto, os departamentos da igreja e o convívio com aqueles que confessam a mesma fé que nós em Jesus, o ressuscitado. Aproveite, caro leitor, essas oportunidades, leia a Bíblia, faça as suas meditações e orações pessoais e na família. Assim sua fé cada vez mais será fortalecida naquele que deu sua vida em nosso favor. Fé em Jesus, isso é salvação.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Ervino Martim Spitzer

Pastor Conselheiro da LLLB www.lllb.org.br

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos