Palavras


Ler em formato flip
21/06/2021 #Opinião #Editora Concórdia

“Um gesto vale mais do que mil palavras”, diz um ditado.

Palavras

           “Um gesto vale mais do que mil palavras”, diz um ditado. Mas algumas palavras ditas na hora certa também ajudam. Confirmei isso na segunda-feira da Páscoa. Três importantes comunicadores da TV deram testemunho de sua fé no Cristo ressuscitado em diferentes circunstâncias:

a)    Os cultos de Páscoa presenciais foram autorizados por um dos ministros do STF. Graças a isso, minha esposa e eu pudemos ir ao culto e à santa ceia, o que não conseguíamos fazer desde que tínhamos saído da África do Sul em meados de dezembro do ano passado. Um dos mais antigos comunicadores da TV comentou o fato e disse que aproveitou e foi à missa de Páscoa, tendo ouvido da boca do pregador a mensagem de esperança do Cristo morto por nós e ressuscitado por nós, o que o animou bastante nesta época de pandemia. Partindo de quem partiu, este testemunho valeu mais do que muitos sermões dentro das igrejas.

 

b)    Um outro comentarista analisou o silêncio do Google sobre a Páscoa este ano. Nenhuma mensagem de esperança foi compartilhada pela poderosa empresa. Em outras ocasiões, como a festa muçulmana do Ramadã, o Google manda mensagens e saúda a comunidade islâmica. O analista comentou que se vê nesta atitude uma flagrante omissão de apoio aos cristãos e aos princípios cristãos que regem (ou melhor, regiam) a nossa sociedade. Ao mesmo tempo, o comentarista confessou a sua fé na ressurreição e a sua esperança em Cristo.

 

c)    Um entrevistador, também conhecido como famoso comediante, postou nas redes sociais, e depois apareceu no Youtube, fotos suas com o rosto deformado e os olhos inchados. Explicou ele que, devido a uma medicação que lhe causou alergia, ele teve um choque anafilático, e quase se foi. Num primeiro momento, passou por sua mente toda a história da sua vida, como num filme. E quando ele pensou que ia morrer, ele sentiu uma enorme paz. Lembrou-se de Jesus, que disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (Jo 11.25). E, “porque eu vivo, vós também vivereis” (Jo 14.19). E concluiu, dirigindo-se ao seu público: Quando as coisas estiverem mal para vocês, olhem para Jesus. Só nele nós temos vida. Esta é a minha fé, que compartilho com vocês.

E esta não é a primeira vez que ele confessa a sua fé em Cristo publicamente.

          Estes três testemunhos me fizeram lembrar uma situação à qual reagi na África do Sul. Um enorme Shopping Center costumava colocar cartazes nas festas das três principais religiões. Por exemplo, “Desejamos a todos os nossos clientes muçulmanos um feliz Ramadã”. Ou: “Desejamos a todos os nossos clientes judeus um feliz Rosh Hashanah”. Mas quando chegava o Natal ou a Páscoa, não havia referência aos cristãos, e apenas uma referência às “Festas”: “Desejamos a todos os nossos clientes felizes festas”.         

            Depois do segundo ano vendo isso, fui procurar a gerência e disse que a maioria dos clientes eram cristãos e mereciam que suas festas fossem mencionadas pelo nome também: Christmas = Natal, em que aparece o nome Christ= Cristo; e Easter. Não resolveu muito meu protesto, mas deixei o recado.

           A sociedade está cada vez mais deixando de lado os princípios cristãos. Organizações internacionais se encarregam de incentivar o aborto e de desestruturar a família. E mesmo os cristãos estão esfriando na sua fé cada vez mais, aproveitando esta época de pandemia como desculpa de que “não precisa mais ir à igreja; podemos assistir o culto pela internet”.

          Por outro lado, acho que nunca homens públicos, como os três citados acima e muitos outros, confessaram a sua fé em público como se vê hoje em dia. Há quem diga que isso é demagogia, ou tomar o nome de Deus em vão. Eu não sou o juiz. Olho como algo positivo que o nome de Deus voltou aos noticiários e que, em poucas palavras, alguns estão dando testemunho de sua fé em Jesus.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Carlos Walter Winterle

Santa Cruz do Sul, RS cwwinterle@gmail.com

Opinião Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos